Agamenon Almeida

A vida é a arte do possível na busca do impossível.

Textos

FÁBULA HUMANA

Não adianta você ficar dizendo que o mundo poderia ser melhor, que esta e aquela forma de dizer ou de fazer seria excepcional se alguém não a colocar em prática.
Em todos os lugares aonde vamos, encontramos os artífices de um mundo extraordinário, onde as leis são cumpridas, a justiça é praticada, a fome debelada, a moradia, a saúde, etc. etc. etc. etc.
Mas como na fábula do mundo animal, onde uma floresta em chamas não dispõe de argumentos suficientes para motivar os animais a combater o incêndio, um pequeno beija-flor resolve enfrentá-lo. Enche de água, o seu pequeno bico, em um lago próximo e voando em direção ao incêndio, despeja aquelas pequenas gotas sobre as chamas. Os animais perguntam ao beija-flor se ele é louco, se não estava vendo que era impossível apagar o incêndio com aquelas pequenas gotas de água. Imperturbável, ele responde que é tudo o que ele pode fazer, e que este tudo estava sendo feito.
Motivados pelo exemplo e pela coragem do pequeno beija-flor, todos os animais partiram em direção ao lago. Só uma manada de elefantes pegou água suficiente para apagar metade do incêndio. Em pouco tempo, a serenidade da floresta estava restabelecida.
No mundo dos homens também é assim. Muitos cheios de tanta coragem e com tão pouco para dar, outros, verdadeiros oásis perdidos nos desertos.
Qual deles é o mais importante? - Poderia perguntar a nossa frágil concepção do mundo. Mas, inquestionavelmente, o beija-flor responderia: - Todos.
Que sejamos capazes de beber na fonte da coragem dos líderes e na mansidão dos oásis perdidos nos desertos.
Agamenon Almeida
Enviado por Agamenon Almeida em 01/01/2007
Alterado em 03/01/2007
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras