Agamenon Almeida

A vida é a arte do possível na busca do impossível.

Textos


SER OU NÃO SER - POETA


Caso o seu cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele, reclame de si mesmo, diga para si mesmo que não é poeta o bastante para evocar suas riquezas; pois para o criador não há nenhuma pobreza e nenhum ambiente pobre, insignificante. Mesmo que estivesse em uma prisão, não teria sempre sua infância, essa riqueza preciosa, régia, esse tesouro de recordações? Procure trazer à tona as sensações submersas desse passado tão vasto; sua personalidade ganhará firmeza, sua solidão se ampliará e se tornará uma habitação a meia-luz, da qual passa longe o burburinho dos outros.
E se, desse ato de voltar para dentro de si, desse aprofundamento em seu próprio mundo, resultares versos, você não pensará em perguntar a alguém se são bons versos, pois verá neles seu querido patrimônio natural, um pedaço e uma voz de sua vida. Uma obra de arte é boa quando surge de uma necessidade. É no modo como ela se origina que se encontra seu valor, não há nenhum outro critério.
Talvez ela revele que você é chamado a ser um artista. Nesse caso aceite sua sorte e a suporte, com seu peso e sua grandeza, sem perguntar nunca pela recompensa que poderia vir de fora.

Rilke
Cartas a um jovem poeta.
Agamenon Almeida
Enviado por Agamenon Almeida em 28/01/2007
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras